Muitos clientes quando entram em contato me perguntam se é legal, juridicamente falando, fazer o processo de reconhecimento da cidadania italiana aqui na Italia.
Do ponto de vista legal, a premissa para que você possa fazer seu processo aqui pela Italia, é que você seja um residente no país.
A questão da residência é um conceito que gera muitas interpretações, pois não existe um tempo mínimo ao que é chamado de “dimora abituale”. Por isso, cada oficial entende de uma forma.
Teoricamente, você pode morar aqui por alguns meses, morar na Australia por alguns meses, no Canadá por alguns, desde que você esteja dentro da lei e com todos as certidões que demonstrem isso, não existe nenhum impeditivo.
Portanto, é sim totalmente legal fazer o processo por aqui, desde que de fato você esteja presente, morando aqui e com o visto válido.
Os escândalos que ocorrem normalmente é devido à existência de pessoas que possuem inúmeras casas em uma determinada região, entopem os comunes de processos (e aqui falamos de 300 processos por ano) e muitas vezes possuem acordos, “o famoso esquema”, para que a pessoa fique na casa por 1 semana e o processo seja finalizado sem que ela esteja presente.
Neste caso, como é possível dizer que a pessoa foi residente no local?
Isso foi chamando a atenção dos órgãos reguladores, foram feitas auditorias e o resultado foram esses escândalos que escutamos.
De um lado é horrível pois muitas pessoas tiveram seus processos cancelados, mesmo que tenham sido coniventes ao esquema muitas vezes até mesmo sem ter a noção da gravidade da coisa toda, é algo muito triste.
Mas por outro lado também é bom para que seja feito um filtro, e fique no mercado somente as empresas que trabalham dentro da lei.
Alguns pontos para avaliar se uma Assessoria é seria:
- Emissão de Nota Fiscal para todos os serviços prestados, pois tudo precisa ser declarado
- Partita Iva que é na Italia o similar ao CNPJ no Brasil
- A prática de reconhecimento deve acontecer no tempo em que deve acontecer, não tem como garantir nenhum prazo de quando o processo termina, pois dependemos dos órgãos públicos.
Sabemos uma média de tempo pois conhecemos a forma como os comunes em que trabalhamos funciona.
Porém, é somente uma média calculada de acordo com os processos já finalizados.
Venha para aguardar o período que for preciso, afinal estamos falando do reconhecimento de uma cidadania.
Não é simplesmente ir à um cartório pedir uma certidão, por exemplo.
É algo que precisamos provar e demonstrar que temos esse direito.
Se alguém nessa área garante prazos, ou te apresenta milagres, fuja, corra para bem longe, pois é muito provável que exista algum esquema.
Escolher um profissional que está de acordo com seu perfil e te faça sentir seguro e confortável na hora da negociação, irá garantir o sucesso de seu projeto de reconhecimento da cidadania italiana.
Acredito que assim como para mim, para você isso também se trata de um sonho e muitas vezes de um projeto de mudança de vida!
Por isso, precisa ser feito da forma mais clara e transparente possível. Para que seja leve e te deixe recordações especiais desse momento lindo.
Também já fui uma requerente, e entendo perfeitamente todas as preocupações.
Para maiores informações sobre nosso trabalho ou dúvidas sobre o processo, entre em contato através do e-mail: gyselle@buscandosonhos.com
Será um prazer poder te acompanhar nessa jornada em busca do reconhecimento de sua cidadania italia.
Visite também nosso Instagram @buscandosonhos.cidadania
Lá conto muitas aventuras da vida na Itália, sobre cultura italiana, comidas e lugares por onde ando.