O que está acontecendo no mundo profissional da Cidadania Italiana?
Hoje senti no coração que deveria compartilhar isso por aqui.
Levei um cliente no Comune para darmos entrada no processo de reconhecimento, e a Oficial, que está se aposentando, chamou o seu futuro substituto para mostrar como se faz o processo.
Então, entreguei os documentos.
Assim que ela abriu a pasta de documentos já disse ao seu futuro substituto se referindo am im: “Ela faz um trabalho impecável! As outras meninas (outras 2 agências) também fazem, mas ela especialmente, porque é tudo impecável”.
Preciso dizer que essa não foi a primeira vez que ela elogiou meu trabalho, mas foi ainda mais especial pois ela estava falando para uma outra pessoa.
Imaginem como ficou meu sorriso ouvindo isso, e o coração então! =D
Vejo anos de esforço, de estudos, de perrengues, de aprendizado, de altos e baixos, passarem em minha mente em um segundo. Então consigo entender que tudo isso contribuiu para que hoje eu seja essa pessoa tão reconhecido no que faço.
Em um mar de vozes dizendo que Assessorias cobram uma fortuna e são picaretas. Outras dizendo que nesse meio só existem pessoas incompetentes para depois vender cursos e soluções, sinto que a minha voz é tão baixinha, mas eu tenho sim algo a dizer.
Algo importante!
A vontade é de gritar para que o mundo escute: ainda existem sim pessoas que respeitam os sonhos de outras pessoas!
Que antes de tudo respeitam as pessoas! Que movem céus e terras para que o cliente tenha uma experiência leve, especial, tranquila, que são sim profissionais capacitados mas que como seres humanos podem sim errar.
Absolutamente ninguém nesse mundo está livre de cometer erros, mas apontar os erros dos outros não faz de mim uma pessoa melhor, muito pelo contrário!
A forma como eu lido com os meus erros é que me diferenciam das demais pessoas.
Hoje, depois de 6 anos trabalhando com isso, entendo meu valor. Não posso e não vou deixar que as pessoas não saibam da minha existência.
É quase que uma obrigação divulgar o meu trabalho no mundo profissional da Cidadania Italiana!
Dizer que eu me importo sim com você que está lendo esse artigo enquanto busca obter seu processo de reconhecimento, que eu idealizei e fundei a Buscando Sonhos justamente porque esse mercado precisa de pessoas sérias, competentes, que antes de ser uma empresa e pensar em números, pensa nos sonhos das pessoas.
Quantas dessas pessoas vendem tudo o que possuem no Brasil para realizar esse sonho.
Eu sei bem, eu mesma fui uma delas!
Outro dia fiz um teste da Gallup para identificar quais são meus maiores talentos, e o primeiro deles foi exatamente: RESPONSABILIDADE!
Esse talento diz o seguinte: As pessoas que se destacam no tema de talentos Responsabilidade assumem um compromisso psicológico de cumprir o que prometem. Elas são comprometidas com valores estáveis, tais como a honestidade e a lealdade.
Quase sempre eu coloco as necessidades dos outros antes das minhas.
Isso quase sempre é bom para os outros, mas muitas vezes até prejudicial à mim mesma.
Claro que é motivo de terapia, acho que dá pra imaginar o quanto eu absorvo os problemas dos outros para minha vida, não é mesmo!?
Mas estou contando isso para que vocês entendam o nível de responsabilidade que eu coloco ao fazer esse trabalho.
Ser Assessor é muito, mas muito mais do que entender e saber a parte técnica de como funciona o processo, eu diria que isso qualquer um pode aprender, e na verdade é o básico para poder desenvolver o trabalho.
Falar italiano, não preciso nem comentar né, obviamente é obrigatório!
Ser um Assessor qualificado é saber gerenciar todos os pontos ao longo do caminho para que o projeto obtenha o sucesso esperado.
É saber lidar com as dúvidas dos clientes, com a ansiedade, as preocupações, porque elas vão sempre existir.
É também conhecer bem e saber lidar com os Oficiais dos Comunes (eu diria que são os mais tranquilos porque os conheço muito bem), das Questuras, Agenzias delle Entrate.
É ter paciência para negociar com proprietários, com agências imobiliárias.
É deixar a casa organizada para acolher os hóspedes, é lidar com possíveis problemas de caldaia, de vazamentos, de boletas de gás, luz, água, lixo, etc.
É pagar todos os impostos, fazer a contabilidade, emitir Notas Fiscais, entender a outra língua que o contador fala (não é só o italiano, é a língua das taxas mesmo)! Rs
Ou seja, empreender, neste caso como Assessor, é ser uma grande resolvedor desses entraves, de problemas, e quem tem a sorte de achar um bom Assessor, com certeza estará pagando o valor para ter toda a tranquilidade e não se preocupar com nada disso durante toda a estadia na Itália.
Profissionais ruins existem em absolutamente todas as áreas do mercado!
Está na hora dos bons começarem a levantar a bandeira de que o mundo profissional da Cidadania Italiana não é feito somente de pessoas que se acham espertas, ou melhores do que os outros.
Existem sim profissionais excelentes que estão aqui para proporcionar a melhor experiência ao cliente.
E eu, dentro do meu pequeno alcance, com toda a humildade, levanto a minha bandeira de que estou aqui de coração e consciência tranquilos, fazendo o possível e o impossível para prestar um bom serviço e ajudar tantos cidadãos ítalo-brasileiros que desejam ter o seu direito reconhecido!
Ao final de nossa visita ao Comune, a Oficial disse que é um prazer trabalhar comigo (e não só comigo), e que essa é uma parte do trabalho dela no Comune que dá mais satisfação.
Disse que todos os requerentes que chegam ali são sempre muito educados, gentis, humildes e que ela reconhece que não conseguir fazer o processo através do Consulado por ter que esperar tanto tempo, é como ter o direito, que é um DIREITO, negado!
Acrescentou que quando ela faz uma prática de reconhecimento e chega em casa no final do dia, ela se sente feliz em poder fazer esse trabalho porque ela sabe o quanto esses requerentes tiveram que renunciar para estar ali realizando esse sonho.
Imaginem se eu não chorei de emoção nesse momento, de verdade!
Não é comum escutar esse reconhecimento vindo de um Oficial, ela é realmente uma pessoa especial, e eu sou muito grata de sempre encontrar pessoas assim, iluminadas em meu caminho.
Fiz também um vídeo falando sobre tudo isso, e espero que tanto este artigo quanto o vídeo tragam um pouco de esperança para esse mundo da Cidadania Italiana onde tudo parece errado, ou ilegal.
Posso garantir que existe um lugar nesse mundo onde as coisas são feitas de maneira honesta, e acima de tudo, de forma humana!
Vem assistir o vídeo com mais detalhes: https://youtu.be/hY3HP4aQB_A