Em um certo período da pandemia em que estamos vivendo, parei um momento para refletir que hoje em dia existe um boom de trabalhos que todos querem fazer como: trabalhar em um escritório quentinho e confortável, ou ainda trabalhar de casa em frente ao computador.
E de repente, em meio ao caos, a gente começou a ver reportagens que faltavam pessoas para trabalhar nos campos colhendo frutos, pois esse era um trabalho feito em sua grande maioria por imigrantes, e esses estavam bloqueados de entrarem no país por conta da pandemia.
Uma outra reportagem em que um senhorzinho vestido de terno e gravata, tinha levado toda sua colheita de frutas e verduras na cidade, para vender seu estoque.
Então pensei, caramba! Tem um monte de trabalhos básicos que se todo mundo quiser se formar na faculdade, fazer mil especializações, como é que mais pra frente a gente vai fazer pra comer, por exemplo, se não tiver quem trabalhe no campo?
Quando a gente muda de país, é muito importante ter a mente aberta e não fixar na cabeça que só aceitaremos trabalhos em nossa área.
Quando eu fiz meu primeiro intercâmbio para a Austrália, trabalhei com muitas coisas que eu jamais poderia imaginar fazer como: trabalhar em um casino levando bebidas àqueles que estavam ali jogando, abrir um bar às 4.30 da manhã porque à 6.30 todos os croissants, muffins e brioches precisavam estar prontos para quem entrasse para trabalhar nas fábricas, trabalhar de garçonete em um restaurante turco.
Enfim, tudo isso pra dizer que muitas vezes a gente se trava e não arrisca mudar de país para ter uma melhor qualidade de vida, porque estamos com uma ideia fixa na cabeça de que só podemos fazer aquele trabalho e pronto.
Para quem faz essa mudança, e está aberto para fazer qualquer tipo de trabalho, é super possível encontrar bons trabalhos que pagam bem, e que ninguém quer fazer.
A realidade é que a cada ano, milhares de novos profissionais se formam sem conseguir encontrar um trabalho. Cada pessoa que entra no mercado de trabalho, deseja ter sucesso de preferência com um trabalho bem pago em um escritório confortável.
Mas para quem deseja mudar de país, talvez a frase que poderá te fazer ter mais sucesso é: procuro um trabalho que ninguém quer fazer.
E isso não precisa ser definitivo. Pode ser apenas para iniciar e se adaptar à nova vida, até que você consiga se encaixar na nova sociedade e então posteriormente procurar algo que fará mais sentido para você.
Acho que todo trabalho é digno.
A gente também acaba se travando de pensar sobre o julgamento dos outros: “Ah mas o que vão pensar se eu for trabalhar limpando casa?”
Pois é, o pensamento de ninguém paga as nossas contas, o pensamento de ninguém nos leva para mais próximo de obter a vida que a gente almeja.
Então eu sei que é difícil sim, e pra mim também é, mas quando a gente tem um porquê, a gente acaba enfrentando qualquer como e segue em frente, de cabeça erguida e em busca do que faz o coração vibrar.
Para te ajudar a entender onde está a maior oferta de trabalho por aqui, na foto abaixo listei as top 5 Regiões que publicaram mais ofertas de trabalho em 2020.
Ao contrário do Brasil, aqui na Itália a maior oferta de emprego está concentrada na região Norte do país.
Nessas Regiões o custo de vida é mais alto, mas ao mesmo tempo também é mais fácil de encontrar trabalho.
Devido à isso, existe uma grande migração de pessoas que saem do Sul do país para buscarem emprego no Norte.
É lá onde estão concentradas as maiores ofertas sobretudo nos setores industriais, do marketing, da moda, da informática e da tecnologia.
É possível encontrar emprego na área de informática por exemplo em Roma, que fica na Região do Lazio, classificada como a quinta Região com mais oferta de trabalho.
O setor do Turismo também é muito forte em Roma.
Mas ainda assim, a capital econômica do país é Milão, que está sempre no topo dos lugares onde se vive melhor na Itália, e também saiu na classificação internacional como uma das melhores cidades para se encontrar trabalho em nível mundial.
O que acha dessa reflexão? Faz sentido para você? Gostou dessas informações?